Carregando...

Avalie a Sua Tolerância a Riscos


Consultores financeiros usam termos diferentes para a tolerância ao risco — perfil de investidor, temperamento de risco ou perfil de risco, por exemplo — mas todos procuram responder a mesma pergunta: como você se sente com a possibilidade de perder dinheiro?
A resposta é importante porque ela irá ditar os tipos de investimentos que são bons para você. Se perder 10 por cento de suas economias seria transformá-lo em uma pessoa com insomnia e com indigestão crônica, você provavelmente não vai querer colocar grande parte do seu dinheiro em um investimento que carrega um risco elevado. Mas se você é uma daquelas pessoas que obtém uma emoção de altos e baixos do mercado de ações, um portfólio completo de títulos do governo seguro ganhando juros de 3 por cento será insatisfatório.
Ações são participações na propriedade de uma empresa ou fundo mútuo. Ações podem ser designadas como capital comum ou preferido. Ganhos e direitos de propriedade podem variar dependendo de qual tipo de ação você compra; ações comuns muitas vezes oferecem maiores recompensas sob a forma de ganhos. Ações ordinárias compartilham os lucros com você, investidor, sob a forma de dividendos mais elevados. Com ações preferenciais, dividendos são fixos, assim o preço das ações preferenciais cresce a um ritmo mais lento. Se a empresa falir, os titulares de ações preferenciais estão na linha à frente dos acionistas comuns para serem pagos (embora o que eles podem obter são tostões somente).
Ao contrário das ações, que representam apropriação parcial de uma empresa, obrigações representam um empréstimo ao emitente. O emitente promete reembolsar o principal e uma taxa de juro de grupo em uma data específica. Quando você compra títulos do governo, está emprestando o dinheiro ao governo federal em troca de um rendimento garantido. O retorno é mais baixo do que você pode ganhar em ações, porque o risco de perder seu investimento inicial é quase inexistente.
Fundos mútuos são veículos de investimento geridos por famílias de fundo, que podem ser empresas ou relações de confiança. Estas famílias de fundo usam seu dinheiro para investir em outras sociedades; suas ações em um fundo mútuo realmente representam frações de ações em uma variedade de empresas. Famílias de fundo normalmente categorizam seus fundos de investimento de acordo com o setor de mercado — saúde, transporte, energia e assim por diante.
Diferentes consultores também têm diferentes classificações de tolerância ao risco. Alguns usam apenas três categorias: conservador, moderado e agressivo.

Tolerância ao Risco Conservadora

Investidores conservadores não gostam da ideia de perder dinheiro. Alguns são extremamente conservadores; para eles, abrir um extrato mensal e ver um saldo mais baixo do que havia no mês anterior é o equivalente a ler um romance de Stephen King: estressante e horrível. Se você é assim, seus investimentos devem ser aninhados em dinheiro, contas como CDBs e títulos seguros, como títulos do governo. Seus retornos não vão fazer manchetes, mas você provavelmente não vai perder capital, tampouco. Um problema com estratégias de investimento conservador é que seu dinheiro não pode se manter com a inflação. Até mesmo se o número de reais que você tem não diminua, seu poder de compras vai. Quando você acrescentar impostos na equação, uma estratégia muito conservadora pode significar um menor nível de vida para você a longo prazo.
Há muitas razões pelas quais você pode ter uma abordagem conservadora para seu investimento. Se você estiver próximo da aposentadoria ou já aposentado, você está mais interessado em rendimento de seus investimentos do que em crescimento; você deseja preservar o capital, tanto quanto possível. Se você não pode voltar ao trabalho ou sua saúde é pobre, ficar com o que você tem pode ser uma prioridade muito maior do que ir atrás de maiores rendimentos.
Se você pode tolerar um pouco de risco, você pode adotar uma abordagem conservadora moderada para seus investimentos. A grande maioria deles provavelmente permanecerá em dinheiro ou equivalente em contas, mas você pode querer desviar uma certa percentagem do seu portfólio de — digamos, 10 a 25% para as ações de alta qualidade que podem ajudá-lo a sair na frente dos impostos e inflação. Os investidores conservadores moderados normalmente são aqueles que estão aposentados ou perto da aposentadoria e que precisam de seu dinheiro para produzir renda para eles pelo menos por dez anos.

Tolerância ao Risco Moderada

A maioria dos investidores caem na categoria moderada — alguns inclinados um pouco para o lado conservador, alguns um pouco para o lado agressivo e uma grande parte no meio. Estas são as pessoas que querem ver o seu dinheiro crescer significativamente e eles têm tempo — pelo menos 15 a 20 anos para percorrer as vicissitudes do mercado antes que eles tenham que confiar em seus investimentos para a renda.
Carteiras moderadas são bem equilibradas e diversificadas (espalhadas entre várias empresas diferentes, tipos de investimento e de setores — como saúde, tecnologia, ações no mercado interno, ações de empresas estrangeiras e assim por diante). Eles normalmente possuem alguns fundos de obrigações, algumas ações de alto risco e uma mistura de praticamente todos os outros tipos de ativos importantes no meio. Essas carteiras não vão subir tanto quanto o mercado nos bons tempos, mas não vão cair tanto em tempos ruins, tampouco. Seu desempenho muitas vezes é comparado com o índice ibovespa; Quando o índice sobe, o portfólio moderado deve subir também (embora não tanto) e quando o índice vai para baixo, o portfólio deve descer (mas, novamente, não muito). Investimentos de risco moderado produzem ganhos e crescimento conciliadores.
Carteiras de risco moderadas não vão fazer de você um milionário durante a noite. Mas seus retornos vão ficar à frente de impostos e inflação. E, quando o mercado está bom, você pode ver facilmente seus investimentos ganharem retornos de dois dígitos.

Tolerância ao Risco Agressiva

Investidores agressivos querem crescimento. Quando você toma uma abordagem agressiva, sua carteira provávelmente vai afundar mais do que os mercados durante muitas vezes, mas ela também vai lhe dar maiores ganhos durante bons tempos. Dependendo do quão agressivo você seja, você pode perder 40% ou mais do seu dinheiro quando os mercados estão em baixa, mas você também pode ver um retorno de 15 a 35 por cento, quando os mercados estão em alta.
Quanto mais jovem, mais agressivo você ser em sua estratégia de investimento, porque você tem mais tempo para recuperar suas perdas antes que você tenha que confiar em seus investimentos para a renda. Se você já tem dinheiro suficiente para cobrir suas despesas e seu fundo de emergência está cheio, você também pode estar inclinado a assumir mais riscos do que alguém que já está com um orçamento apertado ou próximo de aposentar-se.
Risco e rendimentos são diretamente proporcionais. Quanto maior o risco, maior o lucro potencial. Quanto menores os potenciais ganhos, o mais seguro é seu principal.
A maioria das pessoas pensa que é muito tolerante ao risco quando seus investimentos estão indo bem. Mas quando o mercado acionário leva um tombo, sua tolerância ao risco também cai. Neurocientistas acham que esse comportamento é entranhado no cérebro humano, que explica muito do comportamento do pânico que você vê nos mercados.
These icons link to social bookmarking sites where readers can share and discover new web pages.
  • Digg
  • Sphinn
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Mixx
  • Google
  • Furl
  • Reddit
  • Spurl
  • StumbleUpon
  • Technorati

One Response to this post

  1. DF Games (Nuylan) on 7 de novembro de 2011 às 22:03

    Legal Boa Dicas

Faça um comentário