Carregando...

Prepare-se para o Caso da Sua Renda Cair


A maioria das pessoas são boas em prever quando a sua situação financeira irá melhorar para elas: quando recebera um aumento de salário, quando o saldo do cartão de crédito sera zerado e assim por diante.
Mas a maioria das pessoas tende a esquecer que a sua situação financeira pode piorar e muitos não planejam para esses casos.
Se tiver sorte, isso não passara de pequenos impencilhos no seu caminho para a riqueza. Mas se você não for tão feliz, que fazer?
Responder a essa pergunta antes que você entre no meio de uma crise pode ajudar a remover o stress quando a crise te atingir.

Perda de uma das fontes de renda da família

Mesmo se esteja vivendo dentro daquilo que a sua renda permita agora, você poderá se ver sobrecarregado se você ou seu conjuge ou companheiro perder o emprego ou tiver uma redução da salário. Isto aconteceu com casal que conheço. Compraram a sua casa quando ambos estavam ganhando bons salários. Um ano depois o marido foi demitido e de repente eles estavam vivendo muito além de suas rendas permitiam, com pagamento da prestação da casa e de mais duas de carro sem contar as despesas do dia a dia.
O seguro desemprego ajudou mas este dinheiro era uma pequena fração do salário que o marido recebia e eles tiveram que usar a poupanca que tinham para se manter durante os oitos meses que levaram para ele arranjar um novo emprego.
Há duas boas estratégias para se proteger contra a perda de renda e nos recomendamos a utilização de ambas:
a) Se você faz parte de uma família da duas rendas, use apenas uma. Quando suas despesas regulares são cobertas por uma renda, você pode usar a outra para poupanca, investimentos ou compras especiais. Portanto, quando você perder uma renda, você não estará em crise – e não terá que gastar suas economias para se manter.
b) Construa a sua poupança para dias ruins. A maioria dos especialistas recomendam ter o equivalente de três a seis meses de despesas guardados em uma conta que você pode acessar facilmente em caso de emergência. Se você guardar o cartão multibanco desta conta em uma gaveta, não se sentirá tentado a gastar o dinheiro até que precise.
Não deixe a idéia de seis meses de despesas intimidá-lo; comece aos poucos e aumente gradualmente a quantidade que você poupar. Mesmo que seja 5, 10 ou 90 reais por mês, o que você puder vale a pena salvar.

Lidando com uma economia em crise

Com o preço de alimentos subindo ultimamente, muita gente está tendo problema em cumprir um orcamento previamente definido. Quando a economia não anda bem o comum senso diz para apertar o cinto e diminuir as despesas. Isso pode ser aplicado para algumas casos e não para os outros. Se você não pode simplesmente cortar despesas, tem que ser criativo para “esticar” seu dinheiro.
Mesmo se a economia esteja prejudicando o seu orçamento, você podeeconomizar dinheiro (e ainda obter mais de seu dinheiro) seguindo estas dicas:
a) faca compras em lojas de usados. Você pode obter algumas oportunidades com móveis usados, roupas e outros ítens de alta qualidade por um preco muito abaixo do normal. Além disso, roupas de segunda mão (se você souber onde comprar) pode ser chique – as pessoas vão perguntar onde você conseguiu essa camisa grande ou vestido, porque você não vai usar as mesmas roupas que todo mundo.
b) anote seus gastos com gasolina. Planejar pode ajudar o combustível de seu carro durar mais tempo.
Se a sua casa tem dois carros, certifique-se de aquele que mais dirige está usando o carro que consome menos gasolina por quilometro rodado. Se você gastar 10 reais a menos por semana para encher o tanque, estará economizando 40 reais por mês, que podem ser usados em outras coisas – ou deixar para dias difíceis.
c) procure por opções mais baratas de entretenimento. Alugar um DVD e fazer pipoca em casa é muito mais econômico do que ir a um cinema. Vá ao seu restaurante favorito vez ou outra mas não deixe de procurar por outros mais baratos para aqueles dias em que você simplesmente não sente vontade de cozinhar.

Planejamento para novas despesas

Carros, casas e bebês sairão mais caro do que você pensa. Isso porquê todos eles vem com despesas “escondidas”. Um novo carro provavelmente irá aumentar o que você paga mensalmente de seguro de carro, por exemplo, mas poucos levam em conta isso quando estão considerando a compra de um carro novo.
O imposto residencial pode aumentar sem que você note, mas quando as pessoas calculam quanto podem pagar por um empréstimo, raramente pensam sobre essas despesas. E os bebês – bem, eles sempre custam muito mais do que você acha que eles vão.

Despesas de carro

Se estiver pensando em comprar um carro novo, usado ou investir o dinheiro em seu carro atual para mantê-lo o maior tempo possível, aqui estão algumas coisas que você deve ter em mente:
a) Custos de seguros: Novos carros geralmente custam mais para segurar do que os antigos carros e alguns modelos são mais caros que outros. Você pode obter preços mais baixos se o carro tiver alguns recursos como freios ABS, sacos de ar e dispositivos antifurto.
b) Despesas de manutenção e reparação: óleo pode ser trocado em qualquer loja, mas para uma manutenção mais extensa você pode ter ir para a concessionária ou um mecânico especializado na marca de seu carro.
Peças para alguns carros podem ser mais caras também. Até mesmo preços dos pneus pode ser substancialmente mais altos para carros esportivos, por exemplo, do que para sedans.
Custos de combustível – com preço da gasolina batendo recordes, a performance pode ter um grande impacto no seu orcamento de combustível. Motores de alto desempenho geralmente precisam de gás de maior octanagem, o que pode elevar consideravelmente seus custos de combustível.

Despesas da casa

Casa própria tem muitas vantagens mas traz muitas despesas também.
Alem da manutenção regular necessária, você deve planejar com antecedência para as principais reparos, reformas e custos de impostos:
a) Questões estruturais: você vai precisar de um novo telhado nos próximos cinco anos? Quantos anos tem o encanamento e fiação?
b) Reformas: se você adicionar um quarto de familia ou uma garagem os impostos de sua propriedade podem subir. Cheque estes custos na hora do planejamento para não ser pego de surpresa.

Despesas com filhos

Desproporcionalmente ao tamanho delas, crianças usam uma grande quantidade de recursos. Fraldas, carrinhos de bebê, assentos de carro, brinquedos, roupas e acessórios são apenas o começo, ha também visitas ao médico e cuidados de dia, festas de aniversário, aulas de natação e aulas de música, etc.
Não há nenhuma maneira de prever todos os gastos que o seu filho vai lhe trazer; o que você pode fazer é preparar-se para o inesperado. Como? Abra uma conta poupanca separada especificamente para as despesas das crianças. Assim, quando essas contas não esperadas aparecem, você não terá que se esforçar para reorganizar seu orcamento.
These icons link to social bookmarking sites where readers can share and discover new web pages.
  • Digg
  • Sphinn
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Mixx
  • Google
  • Furl
  • Reddit
  • Spurl
  • StumbleUpon
  • Technorati

Faça um comentário